sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pipoca e chá gelado: As Palavras (The Words)

~ALERTA DE SPOILERS~

   Na semana passada em minha busca rotineira a algum filme que me interessasse, deparei-me com As Palavras (The Words). Como é de se esperar, sou do tipo que escolhe o filme ou por recomendação de amigos, ou após ver o trailer. NUNCA leio críticas antes de ver o filme, justamente para não me influenciar por opiniões alheias - que geralmente são contrárias às minhas.

O trailer:



   O filme estreou no dia 23 de novembro, e é narrado pelo autor do livro "As Palavras", no lançamento do mesmo, em que lê os dois primeiros capítulos sob o olhar atento de uma estudante gostosona, inteligente e misteriosa. A história é sobre o aspirante a escritor Rory Jansen, casado com Dora. Rory largou seu "emprego de verdade" para se dedicar à carreira de escritor, e passa todas as noites redigindo um romance. Após levar este romance a várias editoras e agentes, se vê sem resposta e encurralado a arranjar um emprego que pague suas contas. 

   Desestimulado e convencido de que nunca se tornará o escritor que almeja ser, acaba por conseguir um emprego em uma editora. 

   É nessa época que ele casa-se com Dora, com quem antes já vivia junto, e viaja para Paris em lua de mel. Em uma loja de antiguidades, encontra uma pasta e a leva para casa. De volta à América do Norte, ao vasculhar essa mesma pasta, encontra um manuscrito de páginas amareladas, antigo. Ao ler a história, vê ali o que tanto pretendia ser. 

   Sem pensar direito, redige a história em seu computador somente para ter a sensação de como é escrever algo do tipo. Após escrevê-la inteira, sem nenhuma alteração (incluindo erros gramaticais), fecha o computador e volta para a cama.

   Na noite seguinte, ao chegar do emprego, sua mulher está banhada em lágrimas. Ao questioná-la, ela afirma que havia lido a história (achando que o próprio Rory a havia inventado) e que aquilo era a prova de que ele havia se tornado o que tanto sonhava: um escritor de fato.

   Após muita insistência, ele leva o livro ao agente da editora em que trabalha. Meses se passaram, e Rory havia esquecido do fato, até que em um fatídico dia esse agente lhe chama a sua sala. Afirmando que essa é uma das melhores histórias que já leu, pede permissão para publicar a obra. 



   A partir daí, envolto em uma trama cheia de culpa mas ao mesmo tempo saciedade, Rory vive uma vida de sucesso com essa obra. Vai a programas de entrevistas, recebe prêmios, e todo o tipo de reconhecimento que sempre sonhou - porém, sempre lembrando-se de que todo o sucesso não aconteceu a partir de uma obra genuinamente sua.

   Até que um dia, Rory é abordado por um senhor de idade em uma praça. É quando o nosso personagem principal descobre-se frente a frente com o verdadeiro autor da história que o impulsionou ao sucesso.

   É nesse ponto que eu paro de contar a história. A trama se torna TÃO envolvente, que todo o tipo de emoção aflora de sua pele, de seus olhos. Pessoas choravam dentro da minha sessão (inclusive eu), tocadas pela profundidade do sofrimento deste senhor que o levou a escrever a história.

MORAL DO POST: Esse é, definitivamente, um dos melhores filmes que eu já vi na vida. Ao contrário do que a crítica diz (e é por isso que eu não leio as críticas), o filme não tem nada de vazio. Muito pelo contrário, é denso e profundo. Aconselho você, leitor e leitora, a correr para o cinema conferir essa história.

   E é aqui que eu coloco minha pobre imaginação para fora, dando uma de crítica da Veja e avaliando o filme não com estrelas, mas (como boa gordinha) com PIPOCA! AEEEEEEEEEEEEEEE!

AVALIAÇÃO FINAL

Três pipocas é a minha pontuação máxima. Até porque, se eu colocar cinco, eu vou começar a ter fome e nunca postaria este texto.



PROVÁVEL PRÓXIMO POST: "The Hobbit - Uma jornada inesperada"



E é.


      

2 comentários:

  1. Espero por seu post sobre The Hobbit - An Unexpected Journey e quero ver um posto sobre The Intouchables que eu ja te falei hein

    (:

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para assistir...TKS!Lidiane

    ResponderExcluir