domingo, 27 de fevereiro de 2011

Estamos sendo enganados

Sabemos que as empresas usam de artifícios para as vendas (muitos deles enganadores), isso é fato. Mas isso chegou a um ponto absurdo. Prometem o que não é real, e nós consumidores ficamos assim, com cara de panacas enquando enchemos nosso carrinho. 

Um episódio que me chamou MUITO a atenção foi o do achocolatado Alpino. Tamanha desconsideração com o consumidor é vergonhosa, ou será que a diretoria de marketing da Nestlé achou que os consumidores não iam notar? OI? CRIANÇAS notaram que havia algo errado! 


Tamanha cara-de-pau é absurda. Eu mesma, quando li essa frase (e re-li muitas e muitas vezes) tive um ataque de riso, de tão absurdo. Pra quê, então, usar o nome "Alpino" se não tem chocolate Alpino na composição? É a mesma coisa que você comprar a caixinha de suco de laranja e, na lateral, vier escrito "Este produto não contém suco de laranja". ABSURDO.

A Nestlé se reportou quanto ao fato, e assegurou que "ao contrário do que as acusações dão a entender, o produto contém sim 'a mesma massa' do bombom Alpino em sua composição". Segundo a companhia, o que acontece é que, por conta do estado físico dos dois produtos - o bombom (sólido) e a bebida láctea (líquido) - não era possível produzir a bebida somente com o chocolate derretido. Sendo assim, a Nestlé alega ter desenvolvido, com base em pesquisas, ingredientes que tenham sabor e aroma similares ao do Alpino. E diz ainda que, na composição final do produto, teria usado uma mistura dessas substâncias com o chocolate original.

O comunicado da Nestlé informa que a frase, por gerar mal entendidos, foi retirada da embalagem.

Comunicado Oficial do Fabricante

"Nestlé esclarece
Em respeito aos seus consumidores, clientes, parceiros e ao público em geral, a Nestlé Brasil Ltda. vem esclarecer o seguinte em relação à matéria publicada nesta quarta-feira, 12/05, no jornal Folha de S.Paulo:

- O Alpino Fast tem, sim, em sua composição, além de outros ingredientes, a mesma massa do Chocolate Alpino. O sabor do Chocolate Alpino no produto Alpino Fast foi reconhecido por 92% dos consumidores entrevistados pelo Instituto Ipsos, antes do lançamento do produto;

- A Nestlé, visando evitar que os consumidores pudessem vir a acreditar que encontrariam o mesmo Chocolate Alpino derretido, ou pedaços do Chocolate Alpino no produto, decidiu incluir as frases "este produto não contém Chocolate Alpino" e "imagem meramente ilustrativa para referência de sabor", que estão gerando controvérsia, mais que esclarecimento. Não há dúvida de que houve excesso de zelo por parte da Nestlé. O objetivo das mensagens foi o de garantir a transparência da comunicação com o consumidor;

- Tendo em vista que as frases, em vez de esclarecer, acabaram gerando dúvidas, a Nestlé decidiu retirá-las da embalagem. 

Portanto, a Nestlé, com 90 anos de Brasil, em nenhum momento lesou seus consumidores ou descumpriu quaisquer dispositivos legais vigentes, em especial o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que a identificação do produto Alpino Fast com a sua marca está perfeitamente adequada sob o ponto de vista técnico e sensorial."



Muitas outras marcas também pecaram quanto à informação sobre o produto. Inclusive em minha casa eu encontrei um exemplo: uma mangueira que na mesma encontrava-se escrito "Sistema Não Torção" e, logo ao 
lado, UMA TORÇÃO.




Acredito que as empresas deveriam prestar muito mais atenção nos detalhes. Porque existem dez consumidores atentos aos detalhes que alertam os outros bilhões que não são tão atentos assim, e isso pode  se transformar facilmente no maior pesadelo de uma marca. Ainda mais com a internet proporcionando informações na velocidade da luz, essas informações podem fazer essas empresas a cair em suas próprias armadilhas ou, como neste caso em minha casa, enforcar-se com seu próprio produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário